Cova da Moura - 2013

Requalificação do Bairro 2006-2013

Apesar de ser um ano que prometia, só foi possível fazer algumas acções dentro do Plano de Acções. A colocação da toponímia nas ruas e a colocação de novos contentores de recolha de lixos, com a introdução de eco pontos e duas pessoas a tempo inteiro na varredura das ruas, foram os aspectos mais visíveis para a população.

A colocação de tout-venant como forma provisória, nas ruas ainda não asfaltadas, pela Câmara Municipal, resultaram num enorme fracasso, pois o pó no verão é imenso e o tout-venant acaba por desaparecer no inverno com as chuvas. Enfim, a Cova da Moura enquanto for um bairro clandestino não terá outro tratamento, apesar das pessoas pagarem os seus impostos.

Mas, nem tudo é mau, avançou-se com os Termos de Referencia, com o levantamento das condições de Habitabilidade e do Edificado pelo LNEC, o que revela um enorme trabalho de secretaria desenvolvido pela Comissão de Bairro, CMA, IHRU, Centro de Saúde local, e Gabinete Local. Os restantes parceiros acabaram por se esconder, apesar de terem assinado o protocolo de colaboração activa no Plano de Acções.

As Associações do Bairro, apesar do esforço por vezes não recompensado, lá têm dentro das sua posses assumido o papel de maior interveniente social, o que denota capacidade de organização, responsabilidade e solidariedade. Com mais apoios teriam ainda maior capacidade de intervenção local, que em tempos de crise seria muito benéfico para o Bairro.

2009 será, caso as eleições não interfiram no assunto, o ano das decisões a nível de estruturação do bairro, com a definição do Plano de Pormenor e inicio da sua implementação.

Deus nós ajude.